A boa convivência com seus vizinhos é fundamental. Querendo admitir ou não, eles estão mais próximos e provavelmente mais presentes em nossas rotinas do que muitos dos seus amigos e familiares. E como fazer para ter uma boa relação mesmo diante de diferenças na convivência?

O vizinho é a pessoa que muitas vezes procuramos para pedir uma ferramenta emprestada, ou perguntar sobre algo que aconteceu na rua, em alguns casos tornam-se grandes amigos, e a convivência pode exigir algumas posturas para que esse relacionamento seja fluido e até proveitoso para você ou toda rua.

Conhecemos o ditado “É melhor ter paz do que razão”. Mas isso nem sempre é tão simples, por isso podemos achar o equilíbrio com algumas condutas.

Uma boa vizinhança deve atentar para alguns pontos de grande importância: Segurança; Barulho; Lixo; Garagem; Animais.

Barulho:

Aqui está um dos maiores vilões entre vizinhos. Diferente de condomínios, não temos um auditor com regras para quem mora numa área residencial de casas nas ruas. Por isso o bom senso é a grande ferramenta para este tema. Em todos os lugares existem vários perfis de famílias: Casas mais festeiras, introvertidas, amantes de esportes, música e etc. Porém mais do que a regra de som após as 22h, o bom senso deve ser exercitado. Festejar a vida é sempre bom, e lembrar que o vizinho tem um bebê ou levanta às 4h da manhã para trabalhar também é importante.

Lixo:

Este tema parece ser mais tranquilo para moradores de ruas abertas, mas ter uma rua limpa ajuda muito no dia-a-dia, pois o descarte de lixos na rua sem o devido cuidado, pode causar inconveniências como por exemplo o vento levar o seu descarte até o vizinho, o desconforto de um lugar que não parece limpo, etc.

Garagem:

Aqui mais um assunto que gera insatisfação. A garagem é como um lugar sagrado, então em frente a um portão e uma guia rebaixada, não se deve estacionar em hipótese alguma. Em caso de construção, reforma ou manutenção é sempre legal perguntar ou avisar o vizinho antes de parar o carro na frente dele. Isso ajuda na interação cotidiana, bem como na transformação do seu vizinho como um agente, pois ele sabendo do caso, pode avisar um visitante ou outros moradores.

Animais:

Os pets podem ser grandes aliados, principalmente no quesito segurança: Servindo de alerta, inibição e obstáculo para militantes. Mas isso não é tudo, o dono deve-se atentar para detalhes como latidos, higiene, odor. E nos passeios sempre lembrar que o animal não deve causar incidentes e recolher os dejetos. Isso fará do seu Pet um amigo da vizinhança.

Segurança:

Toda rua tem uma rotina, e ninguém melhor que os próprios moradores para conhecê-la. Muitas só observando a rotina, sabemos quando nossos vizinhos vão trabalhar, para faculdade, horário de escola, quem são seus principais amigos e parentes, e mesmo deles conosco. Alguns têm receio de fofoca, mas essa rotina é uma aliada, pois uma quebra dessas ações pode ser um grande sinal de alerta. 

Então é isso, exercite a gentileza, tenha paciência, e só para outros o que gostaria que fizessem para você. 

Lembre-se você junto com seu vizinho fazem uma rua mais segura.


Quer conhecer um sistema de segurança com monitoramento 24h, mais barato que a Pizza do fim de semana:


Quero levar o SideCam para minha Rua:

Conversar
Vamos Conversar?
Olá, Podemos te ajudar?